Breve apresentação de
Dicionário dos filósofos
A obra é um excelente dicionário de filósofos organizado em ordem alfabética. Cada verbete do dicionário traz de início um resumo da biografia e do processo de formação intelectual do filósofo em questão, e em seguida um resumo de sua filosofia, apoiado em referências às suas obras. No final de cada artigo há sempre em letras miúdas a indicação da bibliografia utilizada nele (a maior parte em francês ou inglês).
Denis Huisman realizou essa obra dirigindo uma equipe, cada membro dela responsável por uma categoria das filosofias tratadas, o Comitê científico da publicação, composto por:
- Roger Arnaldez (Filosofia do Islã);
- Paul-Laurent Assoun (Psicanálise, Psicologia);
- Bernard Bourgeois (Filosofia alemã);
- Didier Deleule (Filosofia clássica);
- Jean-Paul Dumont (Filosofia antiga);
- Hubert Grenier (Filosofia geral);
- Michel Hulin (Filosofia oriental);
- Dominique Lecourt (Filosofia das ciências);
- Alain de Libera (Filosofia medieval) e
- Michel Meyer (Filosofia anglo-saxã).
No início da obra há um curto verbete sobre cada um desses membros do Comitê científico (começando pelo próprio Huisman), que segue aproximadamente o formato dos demais verbetes de todo o dicionário.
O Dicionário dos filósofos dirigido por Denis Huisman tem 1053 páginas em duas colunas cada uma, e cada verbete (ou artigo) tem em média uma página inteira, ou uma página e meia de conteúdo, às vezes mais. O livro conta ainda com o complemento de uma outra publicação feita para ser consultada em conjunto com ele: o Dicionário das obras filosóficas.

